A Missão Emanuel na Uganda

Oportunidades de trabalho na Uganda com a Missão Emanuel Internacional

A Missão Emanuel Internacional está buscando pessoas para trabalhar junto com a sua equipe de missionários em Pader, norte da Uganda. Saiba mais sobre essas oportunidades. Você pode ser a pessoa que Deus está chamando para ser o instrumento dele na Uganda!

1. O Projeto de Higiene para Meninas tem como objetivo ajudar meninas a continuar sua educação formal após o ensino fundamental. Muitas famílias decidem não enviar suas filhas à escola, especialmente depois do início de seu período menstrual. Sem absorventes higiênicos a maioria das meninas simplesmente ficam em casa e a ausência às aulas se transforma em notas baixas e muitas delas não conseguem progredir em sua educação formal.

A Missão Emanuel Internacional vai nas escolas e ensina meninas a partir dos 12 anos sobre o ciclo menstrual e como lidar com ele, a importância da educação e como elas foram feitas por Deus de modo assombrosamente maravilhoso. As meninas ganham 4 calcinhas e 4 absorventes higiênicos reutilizáveis. Em menos de 5 anos este projeto já alcançou mais de 14 mil meninas.

O desafio chave deste projeto é a sustentabilidade. Não haverá sempre uma organização que vai doar absorventes higiênicos e muitos pais não dão importância à necessidade de comprar absorventes reutilizáveis para suas filhas, que podem ser feitos localmente e gerar recursos para costureiras. A próxima fase deste projeto deve explorar e implementar uma estratégia viável de sustentabilidade.

A duração deste projeto tem um período mínimo de 2 anos.

2. Agricultura de Conservação – O povo Acholi foi abençoado com bastante terra boa para a agricultura. No entanto, nos últimos anos tem chovido pouco e, por não terem acesso a arado animal ou a tratores, muitas famílias não podem fazer uso de todas as suas terras e por isso permanecem à margem do desenvolvimento, sem ter o suficiente para o consumo familiar e para a venda do excedente.

A agricultura de conservação pode ajudar a resolver esses problemas. Os métodos tradicionais locais incluem o corte e a queima da vegetação, deixando o solo vulnerável à erosão. A agricultura de conservação busca o melhor uso da terra e já demonstrou que pode aumenta a produção em até dez vezes. Para uma família pobre isso quer dizer que haverá maior produção para o seu trabalho, com maior estabilidade. O ensino desse método pode empoderar as igrejas evangélicas locais a cumprir seu papel de transformar suas comunidades, ao dar a elas os recursos que elas precisam para fazer com que seus sonhos se tornem em realidade.

No início de 2017 Tom Edom, missionário da Missão Emanuel Internacional fez um curso sobre agricultura de conservação, pelo método Agricultura do Jeito de Deus. Ele então trabalhou junto com alguns homens para demonstrar este método ao lado do Centro de Restauração de Recursos em Pader. O milho plantado cresceu muito bem, a despeito das 2 semanas de seca, que destruiu muitas outras plantações. Isso chamou a atenção de outras pessoas, incluindo os líderes da igreja. Nós queremos continuar a demonstrar esse método, além de montar um projeto piloto e ajudar agricultores locais.

Este projeto deve acontecer nos próximos 3 anos.

3. Discipulado para Crianças e Adolescentes - A metade da população da Uganda tem menos de 15 anos. A Missão Emanuel Internacional em Pader tem uma longa história de trabalho entre as crianças. A exibição do filme ´Jesus´ estimulou os planos de treinamento de professores de Escola Bíblica Dominical em igrejas rurais. O Ministério de Discipulado começou no ano passado e tem como alvo capacitar em liderança e discipulado Clubes Cristãos em escolas de ensino médio e conectar esses clubes com igrejas locais que irão investir seu tempo em mentoria para esses professores e alunos. Esperamos que novos Clubes Cristãos sejam iniciados em escolas de nível fundamental e queremos trabalhar para treinar professores a liderar esses clubes. A Missão Emanuel Internacional foi também convidada a participar do treinamento de jovens em conferências e acampamentos de férias.

Voluntários para este projeto podem se inscrever para termos curtos ou mais longos.

4. Treinamento Teológico – a Missão Emanuel Internacional tem trabalhado junto com 2 seminários teológicos, associados com a Igreja Anglicana da Uganda. Esses seminários precisam de professores, além de pessoal de apoio na administração. Algumas das matérias ensinadas: Teologia Sistemática, Velho Testamento, Novo Testamento, História da Igreja, Educação Cristã, Religião Tradicional da África e Islamismo. Temos sido desafiados a treinar mais pastores e líderes laicos.

Essa oportunidade de trabalho missionário é para atividades de médio e longo prazo e depende da qualificação do voluntário.

Você tem um chamado missionário?

Você está interessado em ajudar a transformar o mundo agora e para a eternidade? A Missão Emanuel pode ajudar. Temos várias oportunidades para cristãos comprometidos com o Senhor Jesus e Seu Reino, que sentem-se chamados a servir a Cristo e à Sua Igreja em países em desenvolvimento na África, Ásia e Caribe.

A Missão Emanuel tem um programa de treinamento para que você possa desenvolver atitudes espirituais e aprender mais, a fim de trabalhar com igrejas num ministério integral e transcultural.

Para receber mais informações, entre em contato com a Missão Emanuel do Brasil.